

Olá, somo a Camino Cerâmica
Vivemos e produzimos em Pelotas/RS, no sul do Brasil.
A Camino nasce do percurso compartilhado por Humberto Levy e Taís Beltrame,
ceramistas que encontraram no barro um modo de ser no mundo. Somos encantados pela possibilidade de aprender com o tempo e construir sentido a partir de um fazer que acompanha toda a história da humanidade.
Entendemos a cerâmica como um processo vivo, feito de presença e transformação onde técnica, sensibilidade e cotidiano se atravessam poeticamente. Desenvolvemos peças artísticas e utilitárias de forma completamente artesanal. Aceitamos o acaso como parte do caminho, reconhecendo que é nele que a cerâmica revela seu encantamento.
Acreditamos que os objetos que nos acompanham no cotidiano como copos, cumbucas, vasos e pratos podem transformar ações simples em experiências afetivas e estéticas. Por isso, convidamos você a investigar os detalhes que compõem nosso trabalho e tê-los em sua casa.
Além de nossa produção, facilitamos oficinas e cursos continuados e experimentais.

Ceramista, artista e educador,
cofundador da Camino Cerâmica.
É licenciado em Artes Visuais (UFPel), professor de Artes na rede municipal de Pelotas/RS e mestrando em Poéticas Visuais no Programa de Pós Graduação em Artes da UFPel.
Na cerâmica, investiga o fazer manual como processo sensível e experimental, com especial interesse pelas queimas experimentais e coletivas, esmaltes e pela relação entre forma, matéria e fogo.
Na Camino Cerâmica, é o principal facilitador das aulas e oficinas, atuando diretamente na condução dos processos pedagógicos, na pesquisa técnica e na produção em ateliê.
Trabalha majoritariamente no torno, com interesse em peças de grandes dimensões, e investe também na cerâmica artística, explorando limites formais, superfícies e atmosferas de queima como campo de experimentação estética e poética.
Vive e trabalha em Pelotas/RS.
Humberto Levy

Ceramista, pesquisadora e educadora,
cofundadora da Camino Cerâmica.
É graduada em Arquitetura e Urbanismo e em licenciada em Artes Visuais, ambas pela UFPel, com mestrado em Arquitetura e Urbanismo (UFPel) e Doutorado em andamento em Arquitetura (UFRGS).
Na cerâmica, investiga as relações entre matéria, tempo, alimento e abrigo, principalmente a partir da modelagem em torno cerâmico.
Na Camino Cerâmica, atua na criação das peças utilitárias modeladas principalmente no torno e na formulação dos esmaltes. Além disso atua na comunicação e administração do ateliê e na da concepção de projetos, textos e propostas pedagógicas e culturais.
Seu trabalho é transdisiplinar e transita entre a produção cerâmica, a educação e a pesquisa em filosofia, arte, arquitetura e urbanismo,.
Entendendo o fazer cerâmico como possibilidade existencial de habitar lentamente o espaço e o tempo.
Vive e trabalha em Pelotas/RS.
Taís Beltrame

